segunda-feira, 6 de abril de 2020

Migração de Ambiente Educacional


Prezados alunos e pais e/ou responsáveis:


Nesta semana iniciaremos a migração para o novo ambiente educacional chamado Google Sala de Aula (ou Google Classroom).

Cada um de vocês receberá um e-mail de convite para participar em sua respectiva Turma. 

Esse convite será enviado para o endereço de e-mail cadastrado na Secretaria da Escola.

Caso você ainda não recebeu o convite entre hoje (6 de abril) e amanhã, informe-se com seu professor ou com a Secretaria.

Abaixo, os vídeos produzidos para ajudar pais e alunos a acessarem e usarem o novo ambiente:




Dia 6 de abril de 2020.
Segunda-feira

Olá pessoal.

Vamos iniciar mais uma semana de aulas EAD.

Por enquanto vamos continuar trabalhando aqui no blog.
O professor João está criando o nosso novo ambiente, e assim que estiver tudo ok iremos inicia neste novo espaço.
Nossa turma está de Parabéns, pois todos já tem um endereço de gmail e o professor João já está com todos eles para criar o novo ambiente ( Classroom – Google Sala de Aula).

PARABÉNS TURMA DO 4º ANO


Mas vamos para as atividades desta segunda-feira.

Abril 2020. Muitos acontecimentos:
  • Páscoa
  • Aulas EAD
  • Olhares no céu – planetas, Super Lua e meteoros

Pois é isso aí!

Atividade 1
Acesse o link abaixo e veja o que poderemos ver no céu durante esse mês de abril.

Você pode pesquisar em outros sites e pesquisar sobre esses fenômenos, e é claro tentar assistir a um ou outro se o céu não tiver nuvens nas noites em que irão ocorrer os acontecimentos.


Atividade 2
No Sistema Solar, além do Sol, dos planetas e dos satélites que já estudamos, encontramos também outros corpos que “passeiam no Sistema Solar e no Universo.

Leia os textos informativos abaixo.
Meteoros
Popularmente conhecidos como estrelas cadentes, os meteoros são pequenos pedaços de poeira espacial (meteoroide) que estão queimando na atmosfera da Terra.
Eles parecem bem pequenos, o que significa que é pouca poeira, e por isso sabemos que nunca vão chegar à superfície da Terra. Eles são inofensivos e viajam pela atmosfera a 48.280 km/h, chegando a temperaturas de 1.648ºC.

                                     Meteoroide
Ganham este nome os pequenos fragmentos de grandes rochas espaciais, que podem ser tanto cometas quanto asteroides. Meteoroides são muito menores do que asteroides, porém maiores do que a poeira interestelar, ficando à deriva no espaço após se desprenderem do objeto principal.

Meteoritos
Quando meteoroides de fato chegam à superfície terrestre, são chamados de meteoritos. Embora a maioria seja bem pequena, eles podem chegar a 100 kg — tamanho suficiente para causar estragos por aqui.

Asteroides
No Sistema Solar, há bilhões de asteroides flutuando. Eles têm os mais variados tamanhos e formatos. Alguns são muito pequenos até para que sejam notados, outros são tão grandes que parecem planetas. (Ceres tem 1.000 quilômetros de comprimento, por exemplo.)
Mas eles não conseguem ter uma atmosfera e são basicamente pedras que ficam em volta do Sol.

Cometas
Os cometas são asteroides que têm caudas. É que são feitos de um gelo arenoso que, quando próximo do Sol, aquece, derrete e forma essa cauda. Quando orbitam a estrela-mãe, os cometas deixam uma trilha de poeira e gás que tem milhares de quilômetros.


Atividade 3

Escreva a data de hoje no caderno de Ensino Globalizado, copie o título e as questões abaixo, respondendo-as.

Corpos Celestes
Meteoros – Meteoroide - Meteoritos -  Asteroides - Cometas

Responda:
a) O que são meteoros?
b) De que são formados os meteoroides?
c)  Como são chamados os pedaços de rochas espaciais quando chegam na superfície terrestre?
d) Dentro do Sistema Solar, onde ficam flutuando os asteroides?
e)  De que são formadas as caudas dos cometas?