segunda-feira, 23 de março de 2020


Dia 24 de março de 2020.
Terça-feira

Atividade 1

Escreva a data de hoje no caderno de Ensino Globalizado, assista e o vídeo abaixo e responda as questões:




Responda:
1.       Por que na Lua parece que os astronautas flutuam quando dão um pulo?
2.       O que faz os objetos “cair” quando soltamos eles no ar?
3.       a)  Em que século foi descoberta a gravidade da Terra?
b)      Como escrevemos esse século com números Romanos?
c)       Quem foi que descobriu a gravidade da Terra?
d)      Como foi que ele descobriu?
4.       Como algumas pessoas que não possuem relógio, celular ou outro equipamento para olhar as horas, sabem as horas durante o dia?
5.       a) O cometa mais famoso é o cometa Halley. De quantos em quantos anos ele passa e pode ser visto da Terra?
b) Se ele passou no dia 9 de fevereiro de 1986, em que ano ele passará de novo?
c) De que elementos é formada a cauda de um cometa?
6.  Desenhe um cometa.

ATIVIDADE PROGRAMADA PARA 23/03 E 30/03 - ARTE-EDUCAÇÃO. 

ÓTIMA atividade à todos, abraços Professora Sandra.




Sistema de Numeração e Vestigios de Seres Vivos


Dia 23 de março de 2020.
Segunda-feira

Atividade 1.

Escreva a data no caderno de Ensino Globalizado e depois copie as informações e realize as atividades a e b.

Sistema de Numeração
O sistema de numeração foi criado para fazer a contagem de objetos, pessoas, ...
Cada povo criou o seu sistema a muitos anos atrás. Por exemplo:
·         Os egípcios a 5.000 anos atrás;
·         Os maias a 200 anos a.C.
·         Os romanos a 2.000 anos atrás;
·         Os árabes que habitavam o vale do Rio Indo por volta do ano de 670. Este sistema é chamado de indo-arábico e é utilizado por nós.

Sistema indo-arábico
São dez símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. Com esses dez símbolos podemos escrever numerais infinitamente, por isso os numerais são infinitos.

Atividades
a)      Pesquise e complete a tabela abaixo:
Sistema de numeração
Indo-arábico
Egípcio
Romano
zero

-
-
um

l

dois

ll

três

lll

quatro


lV
cinco

lllll

seis



sete



oito



nove

lllllllll

dez


cinquenta


L
cem



quinhentos


D
mil




b)      Escreva em que lugares você encontra no seu dia a dia o sistema de numeração romano:

________________________________________________________________



Atividade 1.

          Agora pegue seu livro Buriti Mais Interdisciplinar e leie  as páginas 8 e 9. Depois realize a leitura e a atividade número 1 da página 10.
           A página 11 você irá fazer com sua família ao invés de fazer com seus colegas como diz no livro. Poderá realizar todas as atividades que tem nela. Anote todas as respostas no livro.